PLANO DE TRATAMENTO
Etapa (1º e 2º Mês) Aspecto físico, desintoxicação e adaptação ao convívio conhecimento do programa, reeducação alimentar, bem como aspectos físicos fragilizados pelo motivo do uso compulsivo da droga e do álcool.
2ª Etapa (3º e 4º Mês) Aspecto psicológico (autoconhecimento de seu eu interior e de sua doença) Terapias e psicologia aplicada3ª Etapa (5º e 6º Mês) Aspecto Espiritual (valorizar as pequenas coisas e desta maneira valorizar a vida) Fé em um poder superior.
ATIVIDADES TERAPÊUTICAS: Espiritualidade é Realizada após o café da manhã é a primeira reunião do dia. Cantamos louvores no início da reunião, depois é lido um capítulo da Bíblia Sagrada e aberto para que o grupo comente ao término o facilitador da reunião faz as considerações finais e cantamos novamente pedindo ao nosso poder superior (DEUS) orientação em nosso dia.
REUNIÃO DE SENTIMENTO: Esta reunião tem por objetivo, fazer com que o residente partilhe os sentimentos identificados no decorrer do dia. É muito importante esta reunião de partilha, pois o residente aprende a identificar e expressar seus sentimentos, tornando-se conhecido para o restante do grupo, e ouvindo sua própria voz falando de si. Este também ouve as individualidades do outro. Tudo isso com a possibilidade de ouvir retorno dos companheiros. O retorno é uma forma de avaliação, e de ser ajudado por parte dos companheiros aos sentimentos que vive o partilhador, sempre com intuito de crescimento na recuperação. É através dos retornos que os companheiros, a partir de suas experiências sugerem alternativas. Sempre quando alguém partilha seus sentimentos, eles coincidem com os sentimentos de outros companheiros ali presentes, formando-se assim, elos de união e objetivos comuns.
PSICOTERAPIA INDIVIDUAL: Este atendimento possibilita com que o residente entre em contato com suas dificuldades e consiga alternativas viáveis ao seu equilíbrio emocional, promovendo o desbloqueio de núcleos de conflitos que geram situações tensionais. Propicia um espaço de reflexão, buscando estratégias de enfrentamento para situações de risco, tão necessárias na vida de um dependente químico.
REUNIÃO DE 12 PASSOS: Reuniões ministradas com o objetivo de oferecer aos residentes, aprendizado e reflexão sobre os passos, princípios espirituais e toda a literatura de Narcóticos Anônimos. Laborterapia: (Terapia do Trabalho) Atividade realizada no período da manhã. Nossos objetivos com a Laborterapia, além da "não ociosidade", são inúmeros; por exemplo: Trabalhar os sentimentos (mágoa, orgulho, frustração, perda, raiva, amor e etc...). Descobrir e desenvolver habilidades: Elevar sua autoestima, Produzir, tendo a possibilidade de ver o fruto da produção, Aceitar limites e regras, Ter disciplina, Perceber suas responsabilidades, Assimilar a ajuda mútua, Desenvolver a percepção e a preocupação com o outro. Concentração e Atenção: Desenvolver noção de começo, meio e fim de uma atividade Aprimoramento de conduta e caráter, Organização, Reabilitação física e Entre outros. TRE - Terapia Racional Emotiva: São reuniões semanais que ensinam o dependente a como lidar, com os sentimentos. Estudamos: A Raiva, A Vergonha, Rei Bebê, O Luto, Pensamento Destrutivo e outros temas. Estes estudos são muito importantes na recuperação. P.P.R - Programa de prevenção a recaída: Essa reunião é muito importante, mostramos para os residentes algumas ferramentas que devem ser utilizadas após o período de internação. São os "Evites e os Procures". Ex: Procure um hobby, ir à sala de anônimos, uma religião, novas amizades, etc. Evite velhos amigos, velhos hábitos, velhas ideias e etc.